São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Home > seu cão > escolher > cão de raça

O que é um cão de raça?

Enfim, o que é uma raça? Sabemos que todos os nossos cães, do gigante Dogue Alemão ao pequenino Yorkshire Terrier, têm como bisavô o lobo. Antigamente não havia cães, apenas lobos. Aos poucos foram criadas as raças. Algumas raças existem há centenas de anos, outras foram criadas há dez ou vinte anos atrás. Todas as raças de hoje são cruzamentos entre outras raças mais antigas. Quando alguém cria uma nova raça elabora um "Padrão de Raça" que define o tamanho, a pelagem e o temperamento do cão. Quando se cria dez gerações com este mesmo padrão da raça, está na hora dos clubes internacionais reconhecerem esta raça (ou não). Então o nosso SRD, que não vale nada aos olhos dos clubes, seria valioso se "produzido em grande escala".

O cão na foto acima representa uma das raças mais novas, o "Kromfohrländer", criado na Alemanha. Alguém me disse uma vez que cães de raça são mais bonito do que cães sem raça. Será? Aqui podemos ver seis cães, três de raça, três são vira-latas. Qual a diferénça?

Um SRD único no mundo, ou um cão de raça "uniformizado", tanto faz, eles não devem servir apenas para nossa diversão, nem para nossa vaidade, nem para nossa curiosidade, nem como saco de pancada, nem como brinquedo, nem para nos enriquecer, nem para mostrar riqueza, pois os animais, assim como nós, foram criados pelo Criador dos Criadores, que um dia vai pedir justificativas para tudo o que nós fizemos e deixamos de fazer com as suas criaturas. Deus criou os animais para nos ajudar, nos alegrar e para podermos mostrar toda nossa gratidão para com tudo que recebemos d’Ele. Queremos ser tratados por Deus como nós tratamos os animais?