São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Home > seu cão > educação > treinamento > sentar

"Senta"

Pode ser aprendido a partir das oito semanas de idade

Existem cães muito delicados e outros mais robustos. Não depende do tamanho ou da raça. Um Fila Brasileiro pode ser muito sensível e mimoso e um Terrier pode se apresentar muito teimoso e cabeça-dura. Para ensinar o comando "senta" temos várias opções:

Método para delicados: O cão está em pé. Pegamos um petisco na mão mais ou menos cinco centímetros acima do nariz dele e falamos "senta", nossa mão vai em direção ao rabo dele. A nossa outra mão esta segurando o cão na coleira. Claro, ele não sabe o que é e quer o petisco. Se ele pula, mandamos "desce", puxamos ele para baixo e o petisco vai para as nuvens. Tentamos de novo e nossa mão vai em direção ao rabo dele. Para não perder o petisco de vista, ele vai sentar. Agora ele recebe o petisco e nós fazemos festa. Tentamos de novo, quatro, cinco vezes cada dia.

Método para os mais robustos, se o primeiro método falhou: Falamos "senta" e baixamos a mão esquerda sobre o traseiro dele, a mão direita levanta um pouco a guia para cima e para trás. Físicamente, ele deveria se sentar. Festa, petisco e mais tentativas. Quatro ou cinco vezes cada dia.

Os piores, que não respondem os outros métodos (quase não existem!!!): Levanta-se a guia (jamais use uma coleira de espinhos!!!) para cima e para trás até as patas dianteiras perderem o contato com o chão. O cão não tem escolha e vai se sentar. Festa, petisco, quatro ou cinco vezes por dia.