São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Home > seu cão > educação > treinamento > ficar

"Fica"

Pode ser aprendido a partir de quatro meses de idade
Já imaginou, seu cão do outro lado duma rua muito movimentado de carros? Ele quer vir até você, o que fazer? Por isso o seu cão precisa obedecer ao comando "fica". Mandamos o cão deitar, pois um cão sentado se levanta mais ligeiro. Quando o cão deita, mandamos "fica" e mostramos como sinal visual a palma da nossa mão. Quando o cão se levanta, mandamos de novo "deita" e "fica". Logo ele percebe que tem que ficar deitado. Se ele ficar deitado por 10 a 15 segundos, beleza!

Truque:
        Para o cão, a arvore está puxando.

Fazemos festa e caminhamos um pouco com ele. Começamos de novo, "deita", "fica" e agora podemos dar um ou dois passos em marcha ré, olhando para o cão e mostrando a palma da mão. Ele fica? Voltamos, fazemos festa, deixamos ele solto por alguns minutos ou caminhamos um pouco. Ele não ficou? Tentamos um truque: usamos uma corda de nylon de alguns metros de comprimento. Deixamos o cão sentar em frente de uma árvore, um poste de luz etc., A corda vem do cão, passa atrás da árvore e termina em nossas mãos. No momento em que o cão quer levantar, puxamos na corda.

O cão sente como se "a árvore" estivesse puxando e se assusta. Aos poucos tentamos nos afastar alguns metros, mas ainda não deixamos o cão por mais do que alguns minutos deitado. (Lembro-me de uma Bulldog Inglês. Ela olhou para a corda, para a árvore, para mim, levantou, correu ao redor da árvore e chegou muito feliz na minha frente.)

Se tudo funcionar bem, viramos as costas para ele por alguns segundos. Se ele ficar deitado, voltamos a ele e fazemos festa. Caso ele se levante, mandamos deitar no mesmo lugar de antes e tudo começa de novo. Cuidado, se nada funcionar significa que o cão não está entendendo bem a lição ou que alguma coisa está tirando sua atenção! Tente num outro dia, num outro lugar, se for possível, sem platéia!