São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Home > seu cão > educação > treinamento > como treinar?

Como treinar

Não adianta contar longas histórias e esperar que o nosso bichinho saiba do que se trata. Por um lado é ótimo falar muito com o cão, mas por outro lado, durante o treinamento falar demais é altamente prejudicial. Devemos sempre lembrar que a nossa língua para o nosso cãozinho soa como chinês para nós. Por isso:

Os comandos devem ser dados de forma clara. Usamos sempre as mesmas palavras para os mesmos comandos. O cão não entende palavras combinadas. Ele pode entender "Não" e "aqui", mas "não aqui" é demais para a lógica canina.

O treinamento necessita de muita paciência e, ao mesmo tempo, de pulso firme. Por favor, dedique este tempo somente ao seu cão, mantendo as mãos livres de cigarros e desligue o celular! Começamos a aula sempre do mesmo jeito. Chamamos o cão pelo nome e elogiamos desde sua chegada, mesmo se ele demorou!!! Colocamos a coleira, falando com ele mandamos sentar à nossa esquerda (veja em baixo "Senta"). Muitas vezes ele faz de conta que não nos escuta. Deveríamos ter certeza de que nosso cão não tem problemas de audição antes dele entrar em ação.

Nosso cão precisa de tempo para aprender. Quanto tempo ele levará irá depender de sua raça, sua idade e da paciência do responsável. Perder uma vez a paciência, pode custar meses de trabalho feito.

Em cada aula vamos nos concentrar em, no máximo, um comando novo. O cão senta ao nosso lado. Elogios, depois o comando "junto" e caminhamos com ele. Quando tudo vai bem, podemos ensinar "deita", e alguns dias depois "fica", etc.