São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil

Home > seu cão > educação > cuidados > banhos


Os banhos

Nós tomamos banho todos os dias. Os franceses acreditavam antigamente, que tomar banho faz mal para o crescimento infantil. Foi proibido às crianças tomar banho em muitas famílias. Na Finlândia as pessoas se sentem limpas somente saindo da sauna.

E os cães? Tomar banho ou não? O que fazem os lobos? Raramente um lobo vai para um "banho e tosa". Cães se lambem várias vezes por dia. Muitos deles gostam de nadar e brincar na água - outros têm medo da água. Um cão saudável tem uma camada de gordura na pele que protege o animal do frio e do vento. Animais saudáveis têm sempre o pêlo limpo e não cheiram mal.

Mas, como as pessoas tomam banho, eles acham que os seus animais também devem. Se for somente na brincadeira e com água puro, maravilhoso. Se o animal precisa de um tratamento por causa de uma doença ou de sarna, deve ser. E o cheirinho? Pois é! Amar significa pensar no outro, não em si mesmo. Cães normalmente não gostam de perfumes e de outros cheiros químicos.

Se amamos o nosso cão, ele pode cheirar como um cão.Usamos somente sabão em casos graves e de preferência um neutro e sem cheiro. Se queremos o cheiro de flores, compramos flores.

Banhos então somente com água ou se o veterinário o receitou. Animais com menos de três meses de idade não podem tomar banho ainda.